segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Pâte à Crêpes Sucrées

Esta receita eu aprendi com um grande amigo meu, o Eric, que teve um café.

O "Café de Poche" (litaralmente "Café de Bolso") era um café bem pequeneninho mas muito simpático, que ficava em frente ao Museu de Aquitaine, aqui em Bordeaux. Tinha até seus habitués e tudo.
E o crêpe era um sucesso.

Eu tive a chance de trabalhar là por um período, o que me possibilitou (além de conhecer um chefe muito bacana que depois tornou-se um verdadeiro amigo) aprender uma receita de massa de crêpes d e l i c i o s a.

Hoje já não existe mais Café de Poche. O prédio ainda está lá, mas uma mini cadeia de fast-foods comprou o ponto. Coisas dos tempos modernos.

Mas felizmente, assim como as boas lembranças daquela época, a receita dos crêpes doces foi guardada para a posteridade.

Vou passá-la aqui, mas vocês têm que jurar manter segredo! ;)

Pâte à Crêpes Sucrées
(Massa para Crêpes Doces)

Ingredientes (para 10 a 20 crêpes, dependendo do tamanho da frigideira):

  • 4 ovos
  • 400g de farinha de trigo
  • 100g de açúcar
  • 50g de manteiga
  • 50ml de Rum
  • 1 litro de leite
  • 1 col. de chá de essência de baunilha
Modo de preparo:

  1. Derreta a manteiga ao micro-ondas.
  2. Misture inicialmente (ao mixer ou liquidificador) o leite frio e a farinha, adicionada aos poucos. Assim evita-se a formação de bolas de farinha dentro da massa.
  3. Com o mixer sempre funcionando, adicione em seguida o açúcar, os ovos um à um, a manteiga derretida, o Rum e finalmente a essência de baunilha. Continue a misturar até obter uma massa lisa e homogênea.
  4. Os crêpes serão melhores se a massa repousar algumas horas na geladeira, em recipiente fechado.
  5. Ao momento de cozinhar os crêpes, derreta uma colher de chá de manteiga em uma frigideira de fundo grosso, de uns 35cm de diâmetro, de preferência. Com uma folha de papel absorvente, retire o excesso de gordura. Eh importante que toda a superfície da frigideira esteja untada.
  6. Utilizando uma concha de sopa, sirva uma porção de massa suficiente para completar o fundo da frigideira, porém em uma camada fina. Espalhe bem a massa por toda a superfície da frigideira. Quando as bordas do crêpe começarem a se soltar, ajude a liberá-lo com uma espátula de madeira ou plástico. Vire o crêpe quando ele estiver cozido do lado inferior. Termine o cozimento do outro lado. Os crêpes deve estar bem dourados.
  7. Repita os passos 5 e 6 até acabar a massa.
  8. Utilize o seu recheio favorito: açúcar e canela, geléia de frutas, Nutella ou, para os puristas, apenas um pouquinho de manteiga.
Et bon appétit!

Nenhum comentário: