Um tablete não sobrevive na minha mão aos 30 primeiros minutos de um bom filme.
Quando provei pela primeira vez esta receita (que me passou uma amiga da minha chérie) automaticamente me vieram lágrimas aos olhos.
Pensando bem, talvez tenha sido a saliva em excesso que se formou dentro da minha boca que terminou saindo por lá...
Gente, é de comer ajoelhado.
Uma característica muito interessante desta torta é que na sua massa vai manteiga com sal. Talvez por isso ela não seja enjoativa: o açúcar e o tom levemente salgado da manteiga se fundem para resultar em um equilíbrio perfeito. E a sua consistência meio mousse, então...
Com um bom esspresso e um pouquinho de chantilly, não hà nada melhor para o coffee-break.
A idéia de utilizar manteiga salgada em receitas é uma tradição no noroeste da França, numa região chamada Bretagne. Desta região vêm os deliciosos caramels au beurre salé e as galettes au beurre salé (espécie de crêpe salgado, com os recheios mais diversos - receitas aqui em breve!).

A cidade de Brest, em Bretagne.
Segundo o blog de Glace Choco, a explicação para a utilização desta iguaria em escala massiva na culinária bretonne se deve ao fato de que, em 1343, o rei Philippe VI de Valois aplica sobre todo o território francês uma taxa sobre o sal. Por consequência, este se torna um artigo de luxo do qual somente as famílias mais abastadas poderiam usufruir. A manteiga, que até então era salgada, passa a ser sem sal.
Como a Bretagne não fazia parte da França neste período (ela estava sob o jugo da Inglaterra), a lei não se aplicava ao seu domínio. Por isso a cultura e fabricação da manteiga salgada (e a sua utilização nos mais diversos pratos) continuou em plena força no solo breton.
Quando a Bretagne foi finalmente reincorporada ao reino Francês, ela consegue manter os seus privilégios anteriores e, com isso, a manteiga salgada continua a fazer parte do cotidiano dos seus habitantes.
Manteigas à parte, passêmos ao que interessa:
Tarte au Chocolat au Beurre Salé
(Torta de Chocolate com Manteiga Salgada)
Tempo de Preparação: 30 min + 4h de congelamento
Ingredientes:
- 3 Ovos
- 125g de açúcar
- 100g de farinha
- 200g de chocolate meio amargo, 70% cacau, se possível
- 150ml de água
- 125g de manteiga com sal
Modo de Preparo:
- Em uma tigela profunda, bata os ovo inteiros com o açúcar. Depois adicione pouco à pouco a farinha, batendo todo tempo, até que esta se torna uma mistura homogênea.
- Pré-aqueça o forno a 200° (termostato 6-7). Em um recipiente especial por micro-ondas, quebre o chocolate em pedaços e adicione a água. Derreta durante 2 minutos.
- Misture o chocolate derretido com a água e adicione agora a manteiga em cubos. Leve novamente ao micro-ondas por mais 1 ou 2 minutos. Misture novamente para formar uma pasta.
- Adicione agora o chocolate derretido na massa de ovos-açúcar-farinha e misture bem.
- Passe a mistura para uma forma untada com manteiga salgada e leve ao forno por 12min.
- Ao retirar a torta do forno, o seu interior não deve estar totalmente cozido. Teste introduzindo a lâmina de uma faca: ela deve sair com massa de chocolate colada a si.
- Deixe esfriar 1h e leve ao freezer por 4h. Esta dica de congelamento rápido faz com que a torta ganhe um aspecto de quase um mousse quando descongelada. Ela pode mesmo ser guardada ao freezer durante várias semanas.
- Ao momento de servir, deixe a torta à temperatura ambiente durante alguns minutos, assim ela retorna a sua consistência perfeita.
Et bon appétit!